sábado, 20 de novembro de 2010

Significados


É impressionante como as pessoas complicam as coisas. As vezes é tão simples, mas criamos monstros onde não cabe. Por isso cada vez mais curto a Doutrina Espírita.

Já planejava escrever sobre questões espirituais. Mas faltava alguma coisa. O post tava quase, mas faltava um pedaço. Aí volto para o quarto, ligo a TV sem maiores expectativas e enquanto espero o netbook iniciar, ouço Marília Gabriela dizer:

"Se tiver que amar, ame hoje. Se tiver que sorrir, sorria hoje. Se tiver que chorar, chore hoje. Pois o importante é viver hoje. O ontem já foi e o amanhã talvez não venha."
André Luís, por Chico Xavier.

Pronto! Obrigado André Luís! Agora o post sai....

A minha decisão de trabalhar na África foi infestada de opiniões. Se eu fosse dar ouvidos ao que a galera disse eu estava agora na Bahia, acreditando que isso aqui é o fim do mundo, que é impossível manter um casamento e uma família estando fora de casa, que iria ter paludismo ou doença do sono e por aí vai. Realmente, não seria nada mal nesse momento estar em Imbassaí com toute la famille reunie, como dizia Vó Nancy (pesquei essa de Memélia hehehe, nem lembrava mais...). Pegar onda, jiboiar, comer e beber bem e estar com os que eu amo. Não deu dessa vez, mas teremos tantas outras oportunidades!

Se colocasse em uma balança as opiniões que ouvi, não viria. É sério! Engraçado que essas opiniões foram todas de gente que tinha uma visão preconcebida. Já falamos sobre isso...

A decisão foi difícil. Dificílima. Com todas as letras. Fiquei atordoado. Tive crises de choro sozinho. Várias. Deprimi. E quem me conhece sabe que nunca fui prá baixo. Morri de medo que a vinda destruisse minha família e a emenda fosse pior que o soneto. Só que precisava viver isso. Para crescer como pessoa, como profissional, como pai, como marido, como filho, como amigo, como irmão. Como espírito.

Todas as opiniões foram importantes para eu construir a minha decisão. Mas eu não vou falar dos que me disseram que era maluquice. E nem me lembro de todas as pessoas que escutei.

Cissa foi uma incentivadora, me deu segurança e apoio. Henrique disse que não se importava, mas só queria saber quando eu voltava. E Cissa falou todo o tempo que eu tinha alguma questão para resolver aqui. Aliás, basta estar com as questões espirituais trabalhadas de alguma forma para entender isso. Lá no Joanna de Angelis ouvi várias vezes, e de várias formas que se alguma situação é colocada no seu caminho, é porque você precisa viver aquilo.

Duda e meu pai são defensores da visão de longo prazo. O que mais preocupa os dois é a estabilidade futura. Respeito muito o pensamento deles. E eles respeitam nossas diferenças, mas ficam apreensivos. Normal, é o instinto protetor. O próprio Duda diz que nossa vida é consequência das nossas escolhas. Esse é um pensar espírita. Sábio meu irmão.

Minha mãe descompensou. Deprimiu também. Eu soube. Mas comigo foi positiva. Beta incentivou, Memélia e Tatá também.

Da parte da casa de Cissa foi a mesma coisa. Uns com medo, outros colocando pilha. Mas teve sofrimento. Sei o que cada um pensa.

Michel me contou das conquistas do irmão dele que já está aqui há três anos. Repetiu “Se jogue Heitor!” várias vezes. Foi decisivo. Jorge William, em um longão de corrida pela orla em um sábado, falou de um ex–colega nosso, que só teve crescimento aqui. Beto botou pressão e vibrou. E meu primo Guilherme Neto, que sempre uso como conselheiro e sempre acerta, deu um suporte massa na minha escolha. Até com o exemplo dele, que mora fora de casa há dois anos!

Tenho metas. Defini um tempo para ficar aqui. Uma quantidade de dinheiro para ganhar e empreender na Bahia. Correr minha primeira maratona em 2011, no Rio. Continuar estudando. Ajudar a quem precisa.

E vou até aproveitar para revelar uma meta muito íntima que ganhou forma e força com a minha vinda para a África - ser faixa preta de Jiu Jitsu no ano que fizer 45 anos. Até 2014! Êita que uns estão sem entender e outros dizendo que estou sonhando..... Mas é verdade! Esse ano fui 3º lugar na Copa do Mundo de Jiu Jitsu em Salvador e Zé Mário me deu a Faixa Roxa, penúltima da nossa arte suave. Com a minha “purple belt” já sou instrutor. Zé sabe que dar aulas faz parte da minha natureza. Meu personal, Bruno “Inhonho” também sabe. Zé me confiou a missão de fincar a bandeira Zé Mário Team na África. Como em Tropa de Elite, “Missão dada é missão cumprida”. Já está fincada Sensei. Essa semana já vou puxar um treino com os alunos do instituto. O Jiu Jitsu me faz bem. Então vou correr atrás da minha meta. E da minha felicidade. Corra atrás da sua!

Talvez esteja esquecendo alguém que apoiou. Desculpem! Os que foram contra podem ficar tranquilos, a opinião de vocês também foi importante. O certo é que ainda não descobri o significado, ou todos os possíveis significados dessa vinda para a África na minha vida. Tenho certeza que é para fazer o bem. Sei que tem também relação com meu crescimento e com a oferta de conhecimento técnico. Só que estou aprendendo muito mais do que ensinando!!!! Então preciso agradecer a Deus! Obrigado!!!!!

Vamos em frente.... Vivam. Eu estou vivendo aqui! E para mim está sendo muito bom, podem acreditar!

OSSSSSSSSSSSS

4 comentários:

  1. Viva o q tem pra viver, faça o q tem q fazer.
    Com certeza, vc está fazendo a diferença na vida de algumas ou muitas pessoas aí.
    O que é importante para melhorar como ser humano e evoluir espiritualmente.
    Essa hora Henrique e Tabatha estão se divertindo, e Cissa se esbaldando na piscina bebendo prosecco... rs
    Bijo

    ResponderExcluir
  2. De um imigrante pra outro, a visão de longo prazo é uma das poucas coisas que nos leva a algum lugar. Há os que não vejam dessa forma, nossos amigos, familiares, irmãos, gente querida. No final das contas, tem um bocado de gente que vai atravessar a vida reclamando das oportunidades, do salário e dos patrões, não é mesmo?
    Vi um pouquinho desse seu discurso do meu próprio, né não?

    ResponderExcluir
  3. Determinação e competência permeiam suas características principais. Missão dada é missão aceita e cumprida, jamais alcançaremos as glorias sem ao menos tentarmos... Avante guerreiro, honre-nos!
    Osssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Tem gente que acha um absurdo, você na África e nós (Eu e Rick) aqui no Brasil. Lógico que são pessoas que gostam muito da gente, se preocupam e que acham um sacrifício enorme essa "separação". Outros acham que somos extremamentes frios, por suportar tamanha distância tão tranquilamente e que não é possível manter um casamento dessa forma, muito menos uma família. Mas o que as pessoas precisam entender é que Deus só dá missão que podemos cumprir! E essa nós já estamos cumprindo. E que venham outras, vamos tirar de letra!!!!!!!!!!

    "Sem o passo inicial, ninguém vence as distâncias." Joanna De Ângelis

    ResponderExcluir