segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Paciência

Eu e meus arrodeios.....
Primeira de Luxo!
Tinha preparado um texto bem interessante, ainda sobre a discussão sobre as influências da África na cultura baiana. Faltavam uns arremates e a minha pesquisa foi interrompida pela euforia tricolor. O retorno do Bahêa à série A impactou até na minha rotina de escrever!!!! São 4 horas de diferença a mais no horário. Na hora angolana o jogo começou meia noite, acabou 2 da manhã e a resenha no rádio e com Henrique e Cissa foi até depois das 4. Quase amanheci o dia com o acesso...
Ao todo foram 7 anos de amargura. Nasci torcedor do esquadrão, mas terminei me aproximando mais do meu time e acompanhando de perto nos últimos anos por amor ao meu filho, que é literalmente F-A-N-Á-T-I-C-O. As influências de Tio Carlinhos e do Avô Clarindo foram uma lenha importante para essa fogueira azul, vermelha e branca.  Henrique está com 13 anos e nunca viu o Bahia ganhar nada. Paciência. Foi um longo exercício de paciência, com gestões incompetentes, com falta de visão mercadológica e de compromisso. Mas principalmente com comentários da torcida rival. Paciência. Era aí que eu queria chegar.....
É paixão antiga!!!!!!
Quando soube que viria para Angola, nada mais natural do que buscar informações com pessoas experientes sobre o país, particularidades do seu povo, da sua cultura, os riscos, as doenças tropicais, a concentração de renda, falta de saneamento, a miséria da maior parte da população e os seus efeitos no cotidiano do país. E eu corri atrás. Pesquisei.
Confesso que ouvi e li coisas de muita serventia. Mas teve tanto terrorismo, tanta fantasia. Falei rapidamente sobre isso já. Estive agora em um mercado pequeno ao lado do hotel e vi que chegou hoje sabonete Protex, Leite Moça e Creme de Leite Nestlé, além de chocolate Serenata de Amor. Depois falarei mais sobre produtos e marcas. Tem muita gente que curte fazer espuma, criar uma coisa que não existe. Não vejo motivo para isso...
Só que uma coisa é certa. Quando você sai do Brasil e vem para Angola, o que não pode faltar na sua bagagem é a paciência. Como diz meu chefe, é preciso sair da sintonia do Brasil e conectar na de Angola. A velocidade daqui é outra. E não dá para reclamar.
Logo quando cheguei, fui em uma padaria legal lá no Maculusso. A conta deu 800 kwansas. Paguei com uma nota de 1000 kwansas. A caixa disse que não tinha troco. Eu fiquei esperando. Ela então me disse: “Senhor, desculpa, não entendeu? Não tenho troco, como é que ficamos?” Devolvi a compra, agradeci, peguei o dinheiro e fui embora.
Mbanza Kongo tem pouquissimas ruas asfaltadas. O resto é tudo de barro. Então já sabe: quando faz sol tem muita poeira, quando chove tem muita lama. Eles chamam de lôdo. Assim, o nosso carro está sempre sujo! Hoje lavou. No caminho para casa sujou todo de novo!!! Fazer o que?
Sabe aquela história clássica do atendente despreparado que quando perguntado se tem determinado produto responde “tem, mas acabou!“? Aqui isso é o normal.... todo dia tem resenha, pedimos suco de laranja, o garçom comanda, vai lá e volta dizendo: “desculpa Heitor, só tem ananás”. Se você se chatear ele simplesmente dá as costas e “basa”, cai fora..... Ninguém merece.
E isso está acontecendo porque continuamos a morar no hotel - a casa continua em reforma. O empreiteiro disse que seriam 10 dias. Já estamos caminhando para um mês, e pelo ritmo acho que volto ao Brasil sem habitar minha casa angolana. Todo dia vou na obra e saio cantando "ritmo, é ritmo de festa!". Cleber e Henrique se acabam de rir. Reclamamos, dizemos que precisamos pelo menos da cozinha pronta. Não adianta de nada. Eles têm o ritmo deles e pronto. Paciência. Não tem concorrência. Quando tiver começa a melhorar..... 
Ontem falava com Cissa no MSN e faltou luz um monte de vezes. Normal aqui. E voltou. Só que na volta, os canais da parabólica desconfiguram. Aí tem que esperar o técnico. No outro dia. E você fica limitado a dois canais – a TVA, canal público da Angola, e um canal português. Eu doido para ver Globo e Record Internacional.  
Semana passada aconteceu uma situação interessante. Na cozinha do hotel sai um espaguete com dois tipos de calabresa e frango. Não é nenhuma maravilha, ainda mais para mim que tenho um padrão de exigência maior para pastas, graças ao meu meio sangue italiano. Vô Ferrari, me desculpe, mas a falta de opção aqui é grande. Fomos pedir para o garçon para fazer sem frango. Ele se irritou porque o prato é espaguete com calabresas e frango. Insistimos e “ele pegou ar”. Perguntou “como posso tirar o frango se o prato é espaguete, calabresas e frango?” Deixe para lá Landinho, traga como quiser!!!
Lembrei de uma certa feita, em uma pizzaria no interior da Bahia, mortos de fome, tinha no cardápio uma portuguesa – queijo, presunto, ovos e cebola. Pedimos sem cebola. Porra, a atendente estressou, pensou que estávamos sacaneando. Ele travou. Insistimos. Ela disse que era impossível tirar a cebola. Tivemos crises de riso. Foi uma novela até decidirmos e depois de muito tempo, vendo que não rolaria portuguesa sem cebola, pedimos assim mesmo. Quando a pizza chegou, vocês não vão acreditar. Eram 8 pedaços. Dois de queijo, dois de presunto, dois de ovos, dois de cebola!!!!! Outra crise de riso!!!! Isso aqui em Angola seria considerado normal.
Tem ou não que ter paciência?
Little patience, yeah
Need a little patience, yeah
Just a little patience, yeah
Some more patience, yeah

3 comentários:

  1. Monstro, você é um guerreiro. Nem vou dizer o que eu faria numa situação dessas, pois tem " de menor " lendo...rs

    Só de ler já me deu um troço aqui..rs

    ResponderExcluir
  2. KKKK a garçonete quase bateu na gente por causa das cebolas da pizza!!!! Mas é isso mesmo, toda vez que nós pedimos algo para Deus, e eu sei que uma das coisas q você mais pede é paciência, Ele nos dá a oportunidade de exercitar o que estamos solicitando. E por aí vai... Tenha paciência, respeite o tempo, ritmo de cada um! A paciência é um dom maravilhoso, que só se adquire, exercitando diariamente.

    ResponderExcluir
  3. KKKKKK Eu estava no episódio da pizza e morri d e ri agora, imaginei sua sogra Coral em Angola!!!
    kkkkkk
    Beijos
    Kau

    ResponderExcluir