segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Reino do Congo

Hoje é feriado em Angola – Dia do Educador. Finais de semana são complicados aqui. Ontem Henrique me disse que eu sou a única pessoa que não gosta de fim de semana e pior ainda quando é prolongado!!!!! Em MBanza Kongo eu não gosto mesmo não!!!! Pelo menos morando em hotel é chato demais. Em casa é bom.....

A nossa casa continua em obra e o ritmo continua lento. O hit do momento ainda é: “Ritmo, é ritmo de festaaaaaa”. Um mês no topo das paradas de sucesso!!!! Ninguém merece... Lá na casa tem bastante espaço, terra vermelha, vou fazer uma horta. Dá para fazer também uma jardinagem bem legal na área da frente. Já tenho muitas horas de trabalho garantido para os finais de semana no retorno em 2011.

Estou ficando um pouco preocupado com o rumo do blog. Sou muito curioso e inquieto, o que me faz buscar aprender algo novo, todos os dias, sobre a cultura e as coisas daqui. Gosto de escrever sobre isso. Diferenças, semelhanças. Isso interessa e agrada à maioria, pelos feedbacks que recebo da galera. Acho que por mais que fique aqui, esse grande tema é inesgotável. Porém tenho receio de ficar cansativo. Aceito sugestões...

Já os textos “poéticos” como diz Cissa, são comentados mais por quem é da minha cozinha. Cissa curte bem mais os poéticos. E é ácida nos comentários sobre cultura. Quando vocês não encontrarem comentário dela no blog é porque ela foi “discreta” e fez por e-mail!!!! Escrever sobre minhas emoções tem sido muito bom para mim. Sempre fui muito egoísta com meus sentimentos. Democratizar o meu EU tem sido uma vitória...

Hoje vamos falar rapidamente do passado dessa região daqui. Uma aula de história vai esclarecer algumas coisas. Se eu, que estou aqui, demorei a entender essas confusões todas, imagino a cabeça de vocês como fica – "Heitor foi para Angola, mora no estado (que aqui chama província) do Zaire em uma cidade chamada MBanza Kongo!!!!!" Mas o Congo não é um país? Vixe, é confuso mesmo! Vamos esclarecer...

A região da África onde estou era chamada antigamente de Reino do Congo, ou Império do Congo. Esse reino era muito grande, englobava o que hoje é o noroeste de Angola (estados do Zaire e Cabinda), a República do Congo, a República Democrática do Congo (sim, são dois países com o mesmo nome!), além do centro-sul do Gabão.

Para se posicionar, ache Angola no mapa e veja os três vizinhos que estão acima....essa é a região do Reino do Congo!


A República do Congo também é conhecida como Congo Brazzaville ou Congo Pequeno. Brazzaville é a capital. Lá se fala francês.

A República Democrática do Congo, também é chamada de Congo Belga ou Congo Kinshasa. Kinshasa é a capital. Esse era o país que se chamava Zaire e foi extinto. Era uma possessão pessoal de Leopoldo II da Bélgica e se tornou independente em 1960. A língua oficial é o francês. A divisa com esse país fica bem perto daqui - 68Km. Lá tem uma Zona Franca, pretendo ir até lá antes do retorno pra casa.

O Gabão tem Libreville como capital e lá também se fala francês.

Esse reino foi fundado por Ntinu Wene, no século XIII. Ah, vamos fazer um pit stop para aproveitar e aprender que muitas palavras aqui têm um N ou um M na frente que se pronuncia "meio mudo". Ou seja o cara que fundou o Reino do Congo, no Brasil se chamaria Untino, com o "Un" pronunciado de boca fechada. É estranho, mas é fácil. Mas podem chamá-lo de Tino mesmo! Cidade é Mbanza, se diz Umbanza, ok? Albino é Ndundo. Porco-espinho é Ngumba. Vão exercitando hahahahah. É legal!!!!! O nome do gerente do hotel é Ngumba. Perguntei a ele o significado e ele me disse que era o nome de um bicho perigoso, não soube me explicar. Nunca iria imaginar. Dei várias alternativas... nada. Meus alunos esclareceram e tive uma crise de riso – o cara se chama Porco Espinho, talvez o apelido seja Ouriço Cacheiro!!!! Erethizon dorsatum, sabia essa pai???? Guarde aí!

Sim, voltando ao assunto do reino... A capital do império era Mbanza Kongo, que significa então, Cidade do Congo. Quando os portugueses chegaram a rebatizaram como São Salvador do Congo, assim como converteram o rei e o reino ao catolicismo, mais ou menos no século XVI. Com a independência de Angola em 1975, a cidade voltou a se chamar MBanza Kongo.


Diz a lenda que Mbanza Kongo, como capital, era o centro nervoso de toda essa extensão. Se falam em 100 mil habitantes naquela época!!!!! A guerra espalhou todo o povo. Hoje a cidade tem 30 mil habitantes. E de ruína, só tem a Igreja que já citei em outro texto. Mas continuam a procurar a cidade antiga. Acho que é igual a Atlântida....por isso, para mim é lenda...

Ôpa! Que som é esse? Putz, acabei de ver no Programa do Jô a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, regida pelo Maestro Forró. Êta Brasil bacana. Uma sonzeira que vocês não acreditam!!!! http://www.opbh.com.br Confiram! O diretodeangola recomenda! Nas minhas barbas e eu nunca tinha ouvido falar!!!! Foi preciso viajar a MBanza Kongo para conhecer. Sei não.....

Um Axé viu?

2 comentários: