sábado, 30 de outubro de 2010

Gigante sagrado!

30 de outubro de 2010
A conversa de hoje encabeçava a lista de temas que tenho para o nosso blog. Só que era preciso pesquisar, conversar, aprofundar. Aproveitei o sábado e finalizei o trabalho.
Quando botei o pé em Angola, mesmo em Luanda, a primeira coisa que me chamou a atenção na paisagem foram os Baobás. Muitos deles. Chegou a hora de falar sobre o Imbondeiro, a árvore símbolo de Angola. E ela não é só símbolo. Para esse povo ela é sagrada.

Sua Majestade, o Baobá Africano

Em “O Pequeno Príncipe”, Saint Exupéry incluíu o Imbondeiro. Já faz tempo que li o clássico, mas ele está lá! Se você não vir um Imbondeiro ao vivo não faz ideia da grandiosidade dessa árvore. Elas são enormes!!!! Os troncos são muito grossos embaixo e afinam mais para o alto. Definitivamente é uma árvore diferente.
Gigante
Nas minhas pesquisas descobri muitas curiosidades. Somente a Sequóia e o Cedro Japonês podem disputar com ela no quesito longevidade. Seis mil anos!!!! Incrível um ser sobreviver tanto tempo!! 
Tudo no Baobá Africano pode ser aproveitado:
As crateras abertas no seu do tronco, armazenam água, servem como depósitos de cereais e até de sepulturas.
As raízes são usadas para extração de um corante vermelho, para tingir cerâmicas, madeiras e tecidos.
A casca retirada do tronco produz fibras que servem para a fazer cordas e tecidos bem grossos.
O fruto do Baobá se chama múcua, lembra um cacau na forma. Quem já provou diz que o seu suco é uma delícia, o sabor é parecido com o  tamarindo.  A polpa dos frutos seca produz uma farinha rica em vitaminas C e do complexo B.
Como as folhas são ricas em cálcio, ferro, proteínas e lípidos, são usadas como medicamento, para diarréia, febre e inflamações. Essas folhas secas e moídas são utilizadas contra anemia, raquitismo, reumatismo e asma.
Até a casca da múcua é aproveitada como tigela.
Múcua, fruto do imbondeiro
Achei interessante a floração do imbondeiro – acontece em uma única noite e dizem que não tem um cheiro bom. O seu néctar atrai morcegos que se encarregam de fazer a polinização. Vejam a importância e a responsabilidade desse bicho nojento. Garantir a  reprodução e perpetuação de um ser que vive seis mil anos!!!!!!  
E as sementes, riquíssimas em óleo vegetal, depois de assadas e moídas, servem para preparar uma bebida que é consumida como café.
Cortar um Baobá é sacrilégio em Angola. Por isso não se usa a madeira com frequência. Mas quando é inevitável, a madeira é aproveitada na carpintaria e fabricação de instrumentos musicais.
Uma árvore que vence seis milênios, tem tempo, muito tempo para construir uma relação diferente com tudo o que a cerca. Em algumas localidades de Angola, o Baobá é a ligação entre Deus e os homens, é Sagrada.
Como diria Robin “Santa ignorância Batman!!!”. Na Cidade da Luz, pertinho da minha, casa tem um baobá jovem. Tem uns cinco anos ainda. Medrado fala que ela é a árvore sagrada do candomblé. Na Escola Carlos Murion, onde trabalhei um tempo, e onde ele foi plantado, todo mundo repete isso. E não é isso!!!! O imbondeiro é a árvore sagrada de um povo inteiro, independente das suas crenças.
É preciso correr o mundo. Não tem jeito. A pessoa só entende as coisas vivendo. Aqui não vi terreiros de candomblé. Esse é outro assunto que estou estudando. Também não vi ninguém jogando capoeira, muito menos capoeira angola. Na Bahia se vendem umas coisas que não existem, ou são totalmente diferentes da realidade. Até o kuduro venderam deturpado. Preciso entender essas coisas. Vou vivendo e tentando entender.

Um comentário:

  1. Por aqui o Baêa segue brocando. Terça eu estarei lá com Celle, já compramos. O blog tá legal, parece uma novelinha diária. Estou me acostumando a ter o meu minuto diário de Angola.
    Já pensou em transformar num livro depois? Ficaria legal.
    Abraço forte!

    ResponderExcluir