segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mais um sobre mercado

 Já faz um tempo que estou para escrever mais um post sobre o mercado local e suas características específicas. Faltavam as fotos, mas agora foi.
MBanza Kongo tem dois postos de gasolina. Aqui eles chamam de bombas. É muito comum  não ter combustível por períodos longos. Da última vez ficaram 15 dias sem combustível para vender. Aí os caras colocam cones nas entradas dos postos e quando você pergunta se já chegou gasolina eles respondem “ainda”. Ainda aqui é uma forma de negar. Usam como usamos o nosso “aonde?”. Passei um tempo para entender e me acostumar com  o “ainda”.
Quando um produto falta no mercado é natural que o seu preço suba. Exercício do óbvio. Lei da oferta e da procura. E aqui o óbvio se processa de outra forma: câmbio negro. Falta produto no posto, sobra no paralelo. Aqui não falta combustível vendido na rua, em garrafas pets de 2 litros, ou você pode também levar o seu “bidon” (vasilhames maiores). Você teria coragem de abastecer o seu carro no mercado paralelo de Mbanza Kongo????
Gasolina e diesel em garrafas pet e bombonas


Mais um posto de gasolina, vizinho da filial da Centauro!
Vi em uma matéria da TV local que mais de 90% dos celulares de Angola são pré-pagos. Telemovel aqui só no saldo! Até aí, tudo bem. O país é pobre, necessidades básicas ainda por serem atendidas. Seria difícil ter celular pós-pago. Maslow dizia que um sujeito só avança na sua pirâmide das necessidades na medida em que as necessidades básicas estiverem satisfeitas.   

Logo quando cheguei, vi muitos locais com essa configuração de negócio.
Ponto de recarga
Imaginava que eram locais para se fazer recarga. Passou.
Só que a recarga daqui não é a recarga daí.  Recarga daí, aqui é saldo!!!!! É isso mesmo, na rua existem muitos pontos para recarregar a bateria do celular. Porque a maioria esmagadora das casas não tem luz. Nesse ponto, é possível também fazer ligações de um celular, como se fosse o nosso orelhão, por 30 kwansas, mais ou menos 40 centavos de dólar, menos de 1 real o minuto. É, Maslow deu uma derrapada aqui.... também tem tanta lama..... desculpe vou refazer a frase..... também tem tanto lodo.....
Coisas que só se vê em Angola.

9 comentários:

  1. Tenho muito orgulho de ter sido seu aluno., Quando você me disse que iria para Angola não imaginaria que eu aprenderia mais no seu blog do que na minha propria estadia por ai. Vc consegui expressar em minuciosos detalhes coisas que eu passei despercebido. Hoje dia 06/12 faço Bodas de Prata ( 25 anos de casado) EStou indo com a patroa por ai.
    Um grande abraço
    lulla Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Como já te falei,Marback, ler um texto seu é como se eu estivesse novamente naquela sala de aula, ainda como aluna e você lá na frente ministrando sua aula...tem professores que passam por nossa vida e deixam marcas....com certeza vc deixou algumas e uma das frases mais inesqueciveis do curso..."O mkt é exercicio do obvio"....e é mesmo!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal velhoooo, adorei seu texto!!! Vc foi um dos professores que mais contribuiu para minha formação... Hoje um velho amigo e parceiro de JJ.
    Abração e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Meu brother,

    Temos muito o que aprender com os seus ensinamentos.

    PARABENS...

    Beto

    ResponderExcluir
  5. Muito bom rei!
    Ver outra realidade e comparar com os teóricos e suas referências perfeitas é ótimo pra finalmente a galera cair na real.. hahaha
    abs

    ResponderExcluir
  6. MUITO FODA!

    AGUARDANDO O DE MKT PROMO

    Danilo Moitinho

    ResponderExcluir
  7. sabe quando eu vo mudar pra angola?
    NUNCA!
    EU MORRO!

    uaheuaheuhauehauheuaheu

    ResponderExcluir
  8. Na maioria das vezes as pessoas têm como ídolo, atletas; artistas; políticos e etc. Eu sou diferente eu tenho um professor de marketing que me ensinou muito mais do que Kotler, que entendeu de imediato que aquilo ali não era a minha... Mas nem por isso foi de contra, tem professores que nos ajudam a voar, tem outros que nos deixam voar quando tem certeza que vamos bater asas.

    Fantastico seu blog man!

    Grande Abraço
    Peu Bastos

    ResponderExcluir
  9. Graaande Marback!
    Falou e disse: nao importa onde estejamos, as tecnologias vão chegando e alcançando as pessoas e nações como podem... e cada um se virando pra usufruir dela.. quem nao tem luz caça com gato.
    Só nao bote essa gasolina koreana aí!

    ResponderExcluir