sábado, 17 de agosto de 2013

Comportamento de Bando

Já falei aqui que dar aulas no centro de Salvador é uma festa. Uma farra do marketing, do comportamento do consumidor. O comércio do centro pulsa de forma diferente, original. Adoro! Sou pop.
 
No primeiro tempo da aula, falava com a turma sobre comportamento do consumidor, moda, tendência. Alguém questiona se os panos que Anitta amarra na cabeça são moda ou tendência. Confesso que vi essa garota uma vez na TV divulgando sua turnê. Depois vi em uma campanha de outdoor, vendendo o mesmo evento. Nunca ouvi nem a música dela toda. Não curto. Reparar que ela usa um pano na cabeça, como uma marca registrada seria demais para mim. Fiquei invocado...
  
 
Horário do intervalo, vou no Center Lapa almoçar e bastam poucos minutos de observação para validar que vááááárias garotas usavam o lencinho na cabeça!!!! O camelô está lotado desses acessórios!! Anitta é sucesso e influencia uma legião de pessoas. Isso é um fato.
 
 
Um profissional de marketing sabe que mais da metade do comportamento de compra é comandado pelo nosso lado ID, é irracional, é animal. Freud explica... Além disso, como consumidores nos comportamos como um bando, adotando posturas e atitudes igualmente animais.
 
Se essa garota mexe com o comportamento de jovens e adolescentes, temos que reconhecer que ela é um produto forte, que vende, você goste ou não de funk.  Marcas e produtos andam a todo tempo caçando líderes de manada como Anitta, que possam puxar comportamentos do bando. De uma forma geral esses bandos têm uma tremenda vontade de consumir. Anitta é mesmo um sucesso. Como o marketing é o exercício do óbvio, arrisco dizer que você ainda vai ver Anitta vendendo um monte de produtos. Pode esperar.

Um comentário:

  1. O comportamento de bando pode ter um lado positivo quando o bando se junta para fazer algo positivo. Um mutirão, um som, uma reunião produtiva, ou até mesmo assistir a uma partida de futebol, ou talvez até para tomar uma cerveja e relaxar um pouco.

    Também pode ser uma coisa negativa. Conheço alguns casos de pessoas que nos cumprimentam quando estão sós mas quando estão em grupo fazem de conta que não nos vêm. Neste caso, o grupo inibe a pessoa, sem personalidade, de atuar por conta própria. Sem falar nos bandos que se formam para praticar a violência...

    Se esta Anitta - não conheço - é um produto forte, ótimo. Ela pode ajudar as marcas/produtos a venderem mais. Assim como a Xuxa ajuda a indústria/comércio a venderem pequenos notebooks que em pouco tempo irão pro lixo. Uma boa, e perversa, estratégia de venda, sem dúvida.

    A questão é que, enquanto seres humanos, precisamos nos concentrar em nós mesmos, e nas nossas vidas, para nos desenvolvermos e termos uma vida que realmente valha à pena. Se ficarmos somente com membros de um bando, a vida passa e a oportunidade de crescer também!

    Guto Nogueira

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