segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fake com posição


As redes sociais revolucionam a cada dia a comunicação. É verdade que um monte de coisa que aparece é meteórica. Também é certo que existem ferramentas que não conseguirão sobreviver mais do que o tempo em que estiverem na moda. Mas temos sim aplicativos, ambientes, ferramentas, comportamentos e estratégias que chegaram pra ficar e definitivamente estão mudando a forma de falar com as pessoas e para as pessoas.
Todo mundo fala que Obama usou de forma diferenciada as redes sociais na sua primeira eleição. Aqui no Brasil os políticos estão aderindo. Já é possível ver coisas bacanas sendo feitas, mas tem também um monte de lixo, de comunicação feita de forma amadora, "em cima da perna". É a chamada "solução doméstica", que na minha cabeça é uma insanidade, uma triste ilusão para quem vende e para quem compra.
Já faz tempo que na política se usa o recurso de criar personagens ou se esconder atrás de pseudônimos para dar o recado. Eu sempre fui contra essa prática, até porque defendo e defenderei sempre que política é posição. Para mim, quem faz notas anônimas, ou assinadas por "personagens" não tem coragem de assumir posição, e portanto, não serve para atuar na política. Em Pojuca tinha (ou tem?) um tal de "Amigo Tamanduá" que atacava de forma inescrupulosa de um lado. Do outro, "cientistas políticos" alucinados, adoram soltar "balões de ensaio". Ambos acham suas práticas altamente certeiras. Acho que elas acertam sim, de forma maldosa e irresponsável a integridade e a privacidade das pessoas.
Mas felizmente temos coisas legais acontecendo na ambiência política da Cidade da Bahia. Dá gosto de acompanhar o nível de profissionalismo da equipe que conduz o fake mais badalado da atualidade. Sim, existe vida inteligente no mundo Fake! O perfil "falso" (ninguém sabe ao certo se é realmente falso, até acho que seja verdadeiro) do prefeito ACM Neto no Facebook e Twitter são a prova de que com criatividade e humor dá para comunicar bem, para dar o recado direitinho!
Goste o não de Neto, você vai concordar comigo, o trabalho tem qualidade e cumpre certinho o seu objetivo. Visite os perfis clicando nos links abaixo. Comprove o que eu tô falando.
Página do Prefeito Netinho no Facebook

2 comentários:

  1. Mas esse "Prefeito Netinho" nada mais é que uma cópia descarada da DILMA BOLADA.

    ResponderExcluir
  2. Caro Bozolino! Obrigado pelo seu comentário. No meu entendimento, o marketing pode e deve usar boas ações como referência, não vejo problema nenhum nisso.... benchmarking, meu caro... aliás, por que você assina como Bozolino???? É fake ou apelido? Quem é você???? Abraço, Heitor

    ResponderExcluir