segunda-feira, 8 de outubro de 2012

"A verdade vem à tônica"



Acompanhei de forma atenta o processo eleitoral. De várias localidades, de vários ângulos. Não me surpreendi com a grande maioria dos resultados. E o melhor - validei a tendência de que o perfil do eleitor irá melhorar (sim, irá melhorar!). Pra quem trabalha com a convicção de que só existe estratégia política amparada por pesquisa, por ciência, essa é uma constatação incrível! Sinal de bons tempos, de um futuro cheio de campanhas e governos inteligentes. 

Fiquei triste com os resultados de dois amigos, candidatos a vereador "de primeira viagem". Achava que uma conhecida, vereadora de alguns mandatos, poderia repetir a dose, mas não deu para ela. Fiquei feliz por um ex-aluno, agora vice prefeito eleito em uma campanha de tostão, disputando contra o milhão. Campanha é assim.... o que importa é o caminhar firme e constante.

Mas nessa eleição tivemos um novo "personagem". E vou pedir permissão ao candidato do PT de Salvador para usar uma "pérola" da sua autoria - a verdade que vem à "tônica". A minha com limão e gelo, por favor!!!!! 

Quem me conhece sabe que sou um cara que nunca trago paixão pros meus trabalhos. Às vezes, por conta dessa postura, chego a ser interpretado de forma errada, distorcida por quem me contrata. Trato os fatos e os cenários na política com a frieza de Jack, o estripador.... 

Vou generalizar. Em várias cidades, por conta da Lei da Ficha Limpa, uma novidade nessas eleições de 2012, poderá acontecer um fato chato para todas as partes envolvidas. Um candidato pode ganhar e não levar, enquanto que o outro pode levar sem ter ter ganho. Estranho isso! A cidade pode não ter o prefeito ou prefeita que elegeu, e o poder ficar com quem não teve a preferência do eleitorado. O município deixa de ganhar um gestor ficha suja mas recebe em troca um outro sem aprovação popular. Eu hein? Imagine isso na cabeça do eleitor. E olhe que não é pequeno o volume de cidades do Brasil que está nessa situação!!

O que concluímos desse "bolo-doido"?  

1) Na próxima eleição é bom ficar atento aos políticos que têm problema na Justiça. A presidente do TSE repetiu isso em várias entrevistas. O melhor é evitar votar em ficha suja.
2) Se o prefeito está no poder e quer se manter lá, precisará contar com a aprovação popular. Em marketing não tem mistério, basta fazer o que o povo espera. E como saber o que é esperado? Só tem uma resposta - PESQUISA. Sem monitorar as informações os cenários passam a ser grandes interrogações. Não precisa ter bola de cristal para adivinhar o que acontece com quem governa no "achômetro". Ou precisa?????
3) Finalmente o que venho defendendo desde que atuo na área vai começando a ser percebido - campanha se faz de forma permanente, e não somente na época das eleições. Quem deixa para tentar construir uma imagem na cabeça do eleitor somente na época da campanha, em cima da hora, corre o sério risco de jogar dinheiro e tempo fora, sem contar com a sua marca, que a essas alturas já foi para as cucuias.

No segundo turno eu opino, com a mesma frieza de sempre...

E quem quiser me contratar para as eleições de 2016, já posso enviar  propostas! Ops, antes disso tem 2014....

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