Alguém sabe onde fica um mercado que tem nome português, aparência de um centro comercial persa, aceita outras moedas e coisas como moeda? Fica aqui em Angola, é o Mercado do Benfica.
O processo de retorno para o Brasil é longo. Pela distância, pelas dificuldades de logística. Chegamos em Luanda e aproveitamos a tarde para visitar o Mercado do Benfica, um centro de artesanato bem legal.
Feiras de artesanato são sempre muito parecidas. Só que rondando por aqueles corredores, vi que o Benfica tem algumas particularidades. Primeiro pela estética das peças. Na moral, é muito legal! Fiche mesmo! Cada peça daquela tem significado, tem história. Máscaras, pensadores, animais. Gostei muito!!!
Outra coisa que me chamou a atenção é o tratamento diferenciado com brasileiros. Óbvio que existe assédio, mas longe de ser daquele jeito que é feito no Mercado Modelo ou Igreja do Bonfim. E o brasileiro aqui é irmão, parceiro.
Só que a minha maior alegria foi perceber que o manto sagrado do Tricolor de Aço é conhecido e valorizado!!!! Recebi várias propostas para trocar minha camisa do Bahia. Todo mundo queria! Os angolanos adoram futebol, adoram colorido. E quando viram o selo de produto licenciado ficavam eufóricos, já que a pirataria não é privilégio apenas do nosso país. Recebi também várias encomendas de “camisolas de equipas” brasileiras e já vi que se voltar lá a moeda pode ser essa.
Imagino uma loja com o nome: Coisas da Bahia
ResponderExcluirE ai da pra ganhar dinheiro?
Elaine
Heitor,
ResponderExcluirSe vc voltar mesmo para Angola,não esqueça de levar uma camisa do ECV (esporte Clube Vitoria).
Beto
Feira de artesanato é uma ótima opção de passeio para conhecer um pouco da cultura local.
ResponderExcluirE eu adoooro esse tipo de feira aonde sempre encontramos algo interessante, bonito, feio, esquisito, extravagante... ou seja, tem produto para todos os gostos.
Inté mais breve!
Artesanato local é uma das coisas mais true que pode existir. Tem o valor das coisas feitas de coração, pelas mãos de um artista que pode estar logo alí, na esquina.
ResponderExcluir