sábado, 11 de dezembro de 2010

Mercado do Benfica

Alguém sabe onde fica um mercado que tem nome português, aparência de um centro comercial persa, aceita outras moedas e coisas como moeda? Fica aqui em Angola, é o Mercado do Benfica.     
O processo de retorno para o Brasil é longo. Pela distância, pelas dificuldades de logística. Chegamos em Luanda e aproveitamos a tarde para visitar o Mercado do Benfica, um centro de artesanato bem legal.
Feiras de artesanato são sempre muito parecidas. Só que rondando por aqueles corredores, vi que o Benfica tem algumas particularidades. Primeiro pela estética das peças. Na moral, é muito legal! Fiche mesmo! Cada peça daquela tem significado, tem história. Máscaras, pensadores, animais. Gostei muito!!!
Outra coisa que me chamou a atenção é o tratamento diferenciado com brasileiros. Óbvio que existe assédio, mas longe de ser daquele jeito que é feito no Mercado Modelo ou Igreja do Bonfim. E o brasileiro aqui é irmão, parceiro.
Só que a minha maior alegria foi perceber que o manto sagrado do Tricolor de Aço é conhecido e valorizado!!!! Recebi várias propostas para trocar minha camisa do Bahia. Todo mundo queria! Os angolanos adoram futebol, adoram colorido. E quando viram o selo de produto licenciado ficavam eufóricos, já que a pirataria não é privilégio apenas do nosso país. Recebi também várias encomendas de “camisolas de equipas” brasileiras e já vi que se voltar lá a moeda pode ser essa.

4 comentários:

  1. Imagino uma loja com o nome: Coisas da Bahia
    E ai da pra ganhar dinheiro?

    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Heitor,

    Se vc voltar mesmo para Angola,não esqueça de levar uma camisa do ECV (esporte Clube Vitoria).

    Beto

    ResponderExcluir
  3. Feira de artesanato é uma ótima opção de passeio para conhecer um pouco da cultura local.
    E eu adoooro esse tipo de feira aonde sempre encontramos algo interessante, bonito, feio, esquisito, extravagante... ou seja, tem produto para todos os gostos.
    Inté mais breve!

    ResponderExcluir
  4. Artesanato local é uma das coisas mais true que pode existir. Tem o valor das coisas feitas de coração, pelas mãos de um artista que pode estar logo alí, na esquina.

    ResponderExcluir