Saí de Luanda 5:30h, ainda estava escuro. Mbanza Congo, here we GO!!!! A saída de Luanda foi bem tranquila, a estrada é muito boa. Como era cedo, não tinha engarrafamento. Depois de rodarmos cerca de 2 horas, o asfalto acabou e iniciamos um longo, mas muito longo trecho de estrada de barro. Algumas vezes dava para transitar a 80 km/h mesmo com piso de barro. Mas em outras situações foi preciso engatar a primeira. Poeira, muita poeira. Só depois fui entender porque o plano de nos mandar a Mbanza Congo em um Toyota Avanza, van de 7 lugares muito comum aqui em Angola. Aquele carro bem espaçoso e confortável é muito baixo para a quantidade de buracos no trecho. Por isso, inauguramos uma Toyota Hylux 4 x 4 novinha. Deu pena. Mas a carrinha é caceteira!!!!
A bagagem veio misturada com as compras. Ficamos com receio do que iriamos encontrar (ou não iriamos) e decidimos fazer um mercado de sobrevivência. Água mineral, muita água mineral. E outras coisas para sobreviver caso o bicho pegasse. Além de malas e compras, a carrinha veio entupida de coisas para a nossa casa. Camas, armários, um monte de tralha. Aqui em Angola não se equipa casa, se apetrecha.
Foram ao todo 10:30h de viagem. Cansativo demais, porém a paisagem, o novo e o desconhecido foram aditivos que garantiram a chegada a Mbanza Congo. Só na estrada, de dentro do carro, vi macacos, esquilos, muitos pássaros que depois soube serem corvos, muita gente vendendo carne de caça. Das mais variadas. De veado, porco do mato, macaco. Vi também a Galinha de Angola Selvagem, que aqui chama galinha do mato. E custa 100 dolares. A carne dela aqui é apreciadíssima. E eu cresci ouvindo que não se come coquém porque tem gosto de formiga. Ah Seu Aristóbulo!!!!!!
Detalhe – saindo do estado de Luanda, atravessamos o estado do Bengo até chegar ao Zaire. Mbanza Congo é a capital da província. Nos perdemos no caminho e gastamos 40 minutos a mais. Mas deu certo! Chegamos!!!!
Tenho que confessar que a minha primeira impressão sobre a cidade foi muito ruim. Uma pobreza enorme, gente morando em condições horrorosas. Um negócio muito desordenado. A guerra acabou com essas bandas de cá.
Porém, para a minha grata surpresa, Mbanza Congo é bonitinha!!!! Depois fui entender que a entrada da cidade é pela periferia. O centro da cidade é bem organizao. Tem 3 agências bancárias, uma loja Nosso Super (rede nacional de supermercados), hotel, e toda a estrutura administrativa da província, inclusive a casa e o gabinete do governador.
Vou morar inicialmente no Hotel Estrela do Congo. Não é nenhum cinco estrelas, mas dá para ficar na boa! Esperava coisa pior. Estava preparado. A casa que a empresa alugou está em reforma e provavelmente não fica pronta nos próximos 15 dias. O telefone celular funciona bem aqui, tanto os da Movicel como os da Unitel. O Movinet, modem da Movicel para acesso à internet funciona, porém lento. Lembrei da internet discada.... espero que essa velocidade não seja a usual.
Jantei no hotel. A lagosta é o prato mais barato aqui cunhada!!!!!! Você estava certa!!! 1200 kwansas, uns 10 dólares, 17 reais!!!!! Vou me dar bem aqui, estou sentindo!!!! Mas não tinha lagosta..... Comi bacalhau. Estava salgado, pois você precisa avisar no hotel na hora do café que irá jantar para que o pessoal da cozinha se programe. Avisei 17h quando chegamos. E o bicho ficou pouco na água, não deu para tirar o sal.....
Vou falar com Cissa e Henrique e dormir. Pai, mãe, tá tudo bem aqui viu. Fiquem em paz!
Amanhã é dia de trabalhar!!!!!
É só aventura, hein! Man, vamos trabalhar!!!! Acompanhar o seu "diário" é uma viagem! Abraço!
ResponderExcluirRobinson
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirImagine eu nessa viagem de 10h30? Nãi ia terminar, ficaria no meio do caminho com os esquilos, corvos...
ResponderExcluirBj
Ci
Porra, monstro ! Eu ia comentar sobre as bundas das angolanas. Fiz um post desgraçádo de enorme e deu erro. Pirei e desliguei o computador...rs
ResponderExcluirCissa tá precisando de umas carnes de corvo com sangue de macaco para tomar tento na corrida...kkkk
Os contos estão legais. Acho que o mais difícil mesmo é internet lenta. Mato um se não me derem GVT 10 MB...rsrs
Vamos que vamos. Por enquanto a vida tá mansa, o carro nem atolando está.
Abraço !
Bundas das angolanas!!!! Tinha que ser Alexandre Huang. Quando vc voltar traga carne de corvo e sangue de macaco, vou fazer um almoço especial para Huang e dizer que é galinha ao molho pardo!Como ele é doido por uma galinha, não vai resistir.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Isso é marathon Club!!!!!!
ResponderExcluir